• 29 de outubro de 2024

Centro Universitário Integrado promove o I Congresso Euro-Americano de Gig Economy (I CEAGE)

Evento internacional discute impacto global da Gig Economy e suas implicações econômicas, jurídicas, políticas e socioculturais

O Centro Universitário Integrado realizará nos dias 8 e 9 de novembro o I Congresso Euro-Americano de Gig Economy (I CEAGE), um evento remoto que se destaca por abordar o impacto da economia sob demanda, conhecida como Gig Economy, no contexto global. Organizado em parceria com o Módulo Jean Monnet “Gig Economy in the European Union: legal, economic, sociocultural, and political implications” (GE-EU-LESPI), o congresso será uma oportunidade de discutir as diversas facetas deste setor, cada vez mais relevante na economia digital mundial.

O congresso é fruto do projeto GE-EU-LESPI, desenvolvido para promover o ensino e a pesquisa sobre a economia Gig na União Europeia e examinar suas implicações econômicas, jurídicas, políticas e socioculturais. Com financiamento da União Europeia, por meio do programa Erasmus 2023, o projeto do Integrado foi um dos 145 selecionados entre 780 inscritos no mundo, recebendo uma bolsa de 30 mil euros para realizar atividades de pesquisa e cursos gratuitos para a comunidade nos próximos três anos.

“Isso demonstra o alto nível e a qualificação das nossas propostas e comprova que nossos pilares estão muito bem alinhados aos da União Europeia”, destaca Fabrício Pelloso, head de Inovação e coordenador do Núcleo de Empreendedorismo, Pesquisa e Extensão do Integrado. A instituição é a única do Noroeste do Paraná, e uma das poucas do Brasil, a participar do programa Erasmus, reforçando sua posição de destaque no cenário acadêmico.

O I CEAGE contará com especialistas do Brasil e do exterior para debater os desafios e as oportunidades da Gig Economy. A programação inclui a palestra de abertura “Gig Economy — solução ou problema?”, seguida de mesas-redondas sobre as realidades da economia Gig na América Latina e na Europa. No segundo dia, pesquisadores apresentarão artigos científicos que investigam diferentes aspectos desse setor em expansão.

Entendendo a Gig Economy

A Gig Economy é caracterizada por trabalhos temporários e flexíveis, geralmente baseados em projetos específicos, ao contrário de empregos formais e de longo prazo. Ela permite maior autonomia e potencial de ganhos, mas também traz desafios como a ausência de benefícios trabalhistas. O equilíbrio entre esses benefícios e as desvantagens é um tema central de pesquisa, especialmente na União Europeia, que busca formas de regulamentar essa nova ordem laboral para proteger os trabalhadores.

Com o I CEAGE, o Centro Universitário Integrado reforça seu compromisso em promover conhecimento e inovação, conectando a comunidade acadêmica e o mercado com discussões relevantes para o futuro do trabalho.

Serviço: O que: I Congresso Euro-Americano de Gig Economy (I CEAGE)

Quando: 08 e 09 de novembro de 2024

Quem pode participar: qualquer pessoa que tenha interesse no tema

Quanto: gratuito

Inscrições: https://www.even3.com.br/ceage2024/

Compartilhe